Restaurantes orientais e serviços domésticos concentram casos de trabalho análogo à escravidão, afirma procurador

O Ministério Público do Trabalho registrou 67 denúncias de trabalho análogo à escravidão na região de Campinas em 2024. O número teve uma queda de 19% comparado ao ano de 2023, quando foram 83 registros. Apesar da queda na região, o panorama nacional e os dados do Ministério dos Direitos Humanos preocupam.
Foto: Ministério do Trabalho/Divulgação

Ouça a reportagem na íntegra

O Ministério Público do Trabalho registrou 67 denúncias de trabalho análogo à escravidão na região de Campinas em 2024. O número teve uma queda de 19% comparado ao ano de 2023, quando foram 83 registros. Apesar da queda na região, o panorama nacional e os dados do Ministério dos Direitos Humanos preocupam.

Um levantamento feito pela CBN mostra que o país teve recorde de denúncias de trabalho análogo à escravidão em 2024. Foi o quarto consecutivo. As 3963 denúncias, em 12 meses, marcaram recorde histórico desde a criação do Disque 100, em 2011.

O procurador do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Marcus Vinícius Gonçalves, explica quais são as áreas com maior incidência de trabalho análogo à escravidão.

Segundo o procurador, outro trabalho com exploração das vítimas são os restaurantes, principalmente os orientais.

Marcus afirma que a falsa promessa de um salário alto e boas condições de vida atraem as vítimas, que na maioria dos casos vem do interior do Nordeste. Os casos envolvem também o tráfico humano.

De acordo com o Ministério Público, pessoas pretas e pardas, entre 30 e 34 anos, são a maioria das vítimas. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com maior quantidade de denúncias.

A jornada exaustiva, condições precárias de trabalho, trabalho forçado, sem remuneração e servidão por dívida são alguns dos casos de trabalho análogo à escravidão. A população pode denunciar pelo disque 100 ou pelo site do Ministério Público do Trabalho.

Confira a entrevista completa

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Suspeito invade cobertura e é baleado por GM em Campinas

Um homem invadiu um apartamento no bairro Botafogo, em Campinas, na madrugada desta sexta-feira (10), depois de subir pela escada de emergência. Segundo a Guarda Municipal, ele conseguiu pular na parte interna do residencial e acabou quebrando diversas portas de vidro do local, inclusive a guarita, que é de forma virtual.

Padrasto é preso por suspeita de maus-tratos a bebê em Campinas 

O padrasto de um bebê de 1 ano e 10 meses foi preso em flagrante, nesta quarta-feira, por suspeita de maus-tratos, depois de a criança dar entrada no Hospital Puc-Campinas com fraturas no fêmur e várias escoriações. Ela foi levada ao hospital pelo pai da criança e pela tia (irmã do pai). Segundo o hospital, o estado de saúde da criança é estável. 

Dupla tenta fugir da GM, bate carro e acaba presa em Campinas 

A Guarda Municipal de Campinas prendeu dois homens que estavam em um carro roubado e que desobedeceram a uma ordem de parada. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira, em Campinas. 

Segundo informações da GM, durante patrulhamento, a corporação localizou um carro modelo Uno que tinha queixa de roubo e trafegava pela Avenida Ruy Rodriguez.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.