A Defesa Civil de Nova Odessa passou a monitorar em tempo real e 24h por dia o nível do Ribeirão Quilombo através da instalação de uma câmera de vídeo. Ela foi instalada em um ponto estratégico e com o foco na régua localizada na área da Estação de Captação de Água, no Jardim São Jorge.
Os integrantes do órgão têm acesso às imagens via internet, diretamente nos aparelhos celulares.
Segundo informações da Defesa Civil, o monitoramento vai trazer mais segurança às famílias que moram às margens do ribeirão, onde estão localizados cerca de 50 imóveis, de sete bairros.
Ainda de acordo com o órgão, o nível normal do Quilombo fica 60 centímetros abaixo do “zero” da régua, instalada na composta de saída da água da Represa Lopes 1 para o ribeirão. Em situações de cheia do rio, quando o nível sobe, a régua é dividida em três cores.
De zero a 80 centímetros, ainda na cor verde, é “estado de observação”. No amarelo, de 80 a 130 centímetros, é “estado de atenção”. Acima de 130 centímetros, a cidade entra em “estado de alerta”, quando o Quilombo extravasa de sua calha e as ruas mais baixas dos São Jorge e Fadel começam a receber suas águas.
O próximo passo, segundo a Defesa Civil Municipal, é instalar câmeras de videomonitoramento em outros pontos da cidade passíveis de alagamentos.