Infrações por dirigir sob efeito de álcool triplicam em Campinas em um ano

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ouça a reportagem na íntegra.

O número de infrações por dirigir sob efeito de álcool quase triplicou em Campinas  em um ano. Em 2023, foram 36 multas por embriaguez ao volante em Campinas, enquanto no ano passado o número passou para 91 infrações, uma alta de 152%, de acordo com dados do Detran fornecidos ao Grupo EP.

A fisioterapeuta Tayume Rigoletto perdeu a mãe em um acidente de trânsito em 2022. Ela seguia de moto, em Hortolândia, quando foi atingida de frente por um carro. O condutor tinha sinais de embriaguez, mas o caso foi registrado como homicídio culposo, quando não há intenção de matar.

A Lei Seca entrou em vigor no Brasil em junho de 2008. O texto da legislação prevê que qualquer motorista que indicar, ao soprar o bafômetro, índice até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar, tem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por um ano e responde a uma infração gravíssima – com valor de multa de R$ 2.934,70.

Caso o motorista se recuse a soprar o bafômetro, ele recebe as mesmas penalidades. Entretanto, se o bafômetro indicar valor superior a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar, além de todas as punições, ele é preso em flagrante por crime de trânsito.

O advogado especialista em trânsito, André Bertucci, ressalta que não há tolerância para o consumo de álcool.

No registro da ocorrência, o policial também pode relatar sintomas de embriaguez que constatar no condutor do veículo. Os sintomas podem ser olhos vermelhos, fala pastosa,  roupas desgrenhadas, andar cambaleante e hálito etílico. No caso de quem atua como motorista profissional, os impactos das penalidades são maiores.

A Polícia Militar informou que, no ano passado, fez mais de 4600 operações em todo o estado de São Paulo, com 294 mil condutores que passaram pelo teste do bafômetro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.