Ouça a reportagem
O tempo chuvoso tem causado problemas no quintal da residência da Graciela Amaral, na Vila Perseu Leite de Barros, em Campinas. Isso ocorre devido ao entupimento na galeria de águas pluviais e passa por baixo do quintal da moradora. Após entrar em contato com a CBN, o problema tem sido solucionado.
De acordo com Graciela, a situação acontece há pelo menos 20 anos e piorou no ano anterior, alagando o quintal da residência.
A moradora explica que abriu protocolos na Sanasa, que é responsável pelo abastecimento de água e saneamento de Campinas. No dia 21 de janeiro a empresa começou os trabalhos de desobstrução da rede de esgoto, que estava entupida.
A Sanasa havia informado que faria uma análise das irregularidades em toda a bacia de contribuição, abrangendo os bairros vizinhos, com o objetivo de identificar possíveis problemas que possam contribuir para essa situação.
O que diz a Sanasa?
Em nota, a Sanasa disse que fez a desobstrução do esgoto que estava entupido e substituiu a rede coletora para evitar novos vazamentos. Uma equipe esteve no local para fazer a recomposição do cimentado.
Além disso, a empresa destacou que os vazamentos de esgoto geralmente são causados pelo descarte irregular de resíduos sólidos ou pela ligação clandestina de águas pluviais à rede de esgoto.
Durantes os trabalhos, a empresa ressaltou que ainda havia pendências na galeria de água pluvial que deveriam ser executadas pela Prefeitura, que já foi informada sobre a necessidade.
Agora, a moradora aguarda uma vistoria da prefeitura de Campinas, para dar andamento aos trabalhos.
O que diz a Prefeitura de Campinas?
Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos informou que fará uma vistoria no local nesta terça-feira, 28, para programar os serviços necessários na galeria de águas pluviais.
Confira a situação da residência