Um carro, um pedestre e um ciclista envolvidos em um acidente na região central de Campinas. A cena chamou a atenção de quem passava pela avenida Benjamin Constant em frente ao Terminal Mercado e pelo Mercado Municipal nesta sexta-feira (31), mas, desta vez, não se tratava de um acidente real. O Hospital Santa Tereza e a Emdec realizaram um simulado de atendimento a múltiplas vítimas para treinar equipes de resgate e conscientizar a população sobre a gravidade dos acidentes de trânsito.
A ação contou com o apoio do Samu de Campinas, das Ligas do Trauma da Unicamp, São Leopoldo Mandic e UniMAX, além do grupo Anjos Ambulâncias. Segundo dados da Emdec, 158 pessoas perderam a vida no trânsito da cidade ao longo de 2024, sendo 71 em vias urbanas.
A gerente da divisão de Educação e Mobilidade da Emdec, Débora Damasco, destacou a importância desse tipo de treinamento.
Muitos curiosos se reuniram para acompanhar a ação, entre eles o enfermeiro Laudemar Lima, que destacou a relevância desse tipo de simulação para preparar as equipes de resgate e também alertar motoristas e pedestres.
Além das equipes de saúde, a ação também foi uma experiência para os agentes da Emdec que ficaram instruindo o trânsito durante o simulado.