Nesta segunda-feira, 472 mil estudantes da rede estadual de educação voltam às aulas na região de Campinas.
Uma das principais mudanças para este ano letivo é a proibição do uso de celulares durante todo o período escolar, incluindo intervalos e recreio, em todas as unidades de Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo orienta que as escolas adotem um plano de ação para desencorajar o uso de dispositivos eletrônicos e já divulguem as novas regras a partir do primeiro dia de aula.
Outra novidade é o aumento da duração das aulas para 50 minutos nas disciplinas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com essa mudança, os alunos terão seis aulas diárias, nos turnos da manhã e da tarde, nas escolas de período parcial.
O tempo extra de aula visa proporcionar um melhor planejamento para os professores e permitir que os alunos assimilem mais conteúdo. Até o ano passado, as aulas duravam 45 minutos e os alunos tinham sete disciplinas diárias.
Além disso, a rede estadual ampliou o número de escolas e municípios que oferecem itinerários de ensino técnico profissionalizante, com mais de 1.800 unidades e 160 mil estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do Ensino Médio.
A novidade faz parte do Novo Ensino Médio e abrange cursos como administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas, todos oferecidos diretamente pela Secretaria de Educação, com aulas ministradas por docentes da pasta ou do Centro Paula Souza.