Cerca de 30 pessoas, incluindo famílias com crianças e pessoas com deficiência física, ocuparam um prédio no cruzamento das ruas Conceição e Dr. Quirino, no centro de Campinas, neste domingo.
A situação gerou grande mobilização no local, com a interdição da rua entre o cruzamento com a Barão de Jaguara e a Rua Luzitana. Ao todo, sete viaturas da Polícia Militar e 13 viaturas da Guarda Municipal estavam no local.
A prefeitura de Campinas realizou a desocupação de forma pacífica, com a presença das secretarias de Habitação, Desenvolvimento e Assistência Social, além da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social fez o atendimento das famílias, oferecendo orientações sobre serviços assistenciais, abrigo e o Cartão Nutrir, além de encaminhamentos para inscrições no Cadastro de Moradia da Cohab.
O prédio, que antigamente abrigava o jornal Correio Popular, foi desapropriado pela Prefeitura em 2022, por R$ 9,4 milhões.
A previsão é que, no local, seja implantado um Centro Interativo de Ciências, vinculado à Secretaria de Educação, que já fez o depósito do valor da desapropriação em juízo.