A prefeitura de Amparo confirmou nesta segunda-feira a primeira morte por febre amarela no município. A vítima é um homem de 27 anos, morador do bairro Areia Branca, na zona rural do município. Não foi informado se ele tinha histórico de vacinação contra a doença.
A prefeitura informou que tem feito, nos finais de semana especialmente, mutirões para orientação de moradores, principalmente na zona rural, e também tem levado equipes para aplicar a vacina contra a doença naquelas pessoas que não tem a carteirinha ou não lembram se tomaram a dose. Ações vão ser intensificadas nos próximos dias após a confirmação da morte.
A dose contra a febre amarela integra o calendário de vacinação e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Estado.
Todos os casos foram de febre amarela silvestre. No Brasil, não há registro da febre amarela urbana desde 1942. Atualmente, a infecção pela doença acontece pela picada de mosquitos silvestres que vivem em zonas de mata.
Os sintomas iniciais da febre amarela são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.