Alto índice de chuva e falta de planejamento estão entre os motivos para enchentes

Cheia do Rio Capivari alagou diversas ruas da cidade. Foto: Marcio Silveira/EPTV

Ouça a reportagem na íntegra.

Diversas cidades da região de Campinas têm enfrentado enchentes severas no início deste ano, como Monte Mor, Capivari e Santa Barbara D’Oeste. Alguns casos já são conhecidos historicamente, por conta das chuvas de verão, mas nos últimos anos a situação tem sido pior, com um volume maior de água e, consequentemente, mais áreas atingidas.  

É o caso do morador do bairro Progresso, em Monte Mor, Bruno Garcia. Ele já acompanha a cheia do Rio Capivari há 28 anos que, dessa vez, chegou à casa da família. A água ficou na altura dele, sendo que no ano passado não chegou a passar do joelho.

Além do motivo citado pelo morador, em relação à profundidade do Rio, a Prefeitura aponta outro motivo: as construções irregulares. O prefeito de Monte Mor, Murilo Rinaldo, cita a obra de condomínio na cidade que não seguiu todas as normas para construção e afeta a drenagem na cidade.  

A Prefeitura afirma que o Rio Capivari precisa de um desassoreamento emergencial, que é a retirada de areia do fundo do afluente, para que na próxima vez toda a água desça o rio com mais rapidez. 

Em Santa Barbara D’Oeste, famílias também estão sofrendo com os alagamentos, que até então não chegavam às casas delas. O prefeito da cidade, Rafael Piovezan, fala sobre o índice de chuvas registrado no município.

Para o professor da Unicamp, Antônio Zuffo, especialista em hidrologia e gestão de recursos hídricos, não está chovendo mais que em outras épocas. O especialista diz que o crescimento das cidades e a falta de planejamento é que provocam mais alagamentos. E para amenizar esses impactos, gestores públicos precisam atuar com colaboração da população.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.