A Teka, tradicional indústria têxtil com sede em Blumenau (SC) e unidade em Artur Nogueira, pediu falência à Justiça nesta quinta-feira, após 13 anos de recuperação judicial. A decisão foi anunciada nas redes sociais da empresa.
Em comunicado, a companhia informou que os advogados responsáveis pela administração judicial entraram com o pedido de falência continuada.
Isso significa que a empresa vai continuar em operação até que o patrimônio seja liquidado e os credores pagos. Apesar das dívidas bilionárias, o valor exato do passivo da companhia ainda não foi divulgado.
A solicitação de falência vai ser analisada pela Vara Regional de Falências, Recuperação Judicial e Extrajudicial de Jaraguá do Sul (SC). Ainda não há prazo para o veredito.
Até que a decisão seja tomada, a Teka segue funcionando sob as mesmas condições financeiras e operacionais de antes.
A empresa defende que a manutenção das atividades é essencial para as cidades de Blumenau e Artur Nogueira, e informou que a falência continuada busca a racionalização dos pagamentos aos credores e a permanência da marca no mercado.
Atualmente, a Teka conta com cerca de 2 mil funcionários.
A situação gerou tensão entre os trabalhadores.
A Teka entrou em recuperação judicial em 2012 devido a dívidas bilionárias. Em 2017, a empresa deixou de operar na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.
Em 2014, o então presidente-executivo, Marcello Stewers, renunciou, mas os motivos não foram esclarecidos.
A crise interna da companhia era evidente, com vários conselheiros sendo destituídos por ordem judicial nos últimos anos.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau (Sintrafite) se manifestaram sobre a decisão.
“Assim que soubemos é do pedido de falência com continuidade dos negócios da empresa Teka, o sindicato agiu. Nos inteiramos do pedido de falência e prontamente no dia de hoje reunimos os trabalhadores do primeiro turno e segundo turno e na geral e ainda iremos reunir os trabalhadores de um terceiro turno para levar as informações corretas para os trabalhadores. E ficou claro dentro do pedido de recuperação judicial, dentro do pedido é de falência. Como continuada continuidade. Negócios que é uma briga dos acionistas que querem meter a mão no lucro da Teka? Lucro esse que é produzido pelos trabalhadores com o suor trabalhadores. Então, nessa assembléia que o sindicato realizou com os trabalhadores, nós aproveitamos e mandamos um recado para os acionistas e para a administração da empresa. O nosso objetivo com o sindicato é a defesa dos empregos, dos salários e nos direitos dos trabalhadores. E nós votamos em conjunto com os trabalhadores a mobilização permanente e o estado de greve se algum direito dos trabalhadores foram desrespeitados. Qualquer dúvida, qualquer esclarecimento, você trabalhador que precisa, procure o sindicato, entre em contato conosco para que a gente possa esclarecer suas dúvidas e qualquer movimentação dentro desse pedido de falência. Com continuidade dos negócios, o sindicato vai estar junto com os trabalhadores na porta da fábrica da Teka“, informou em vídeo.