Ouça a reportagem
Em 2024, o município de Campinas registrou 8.682 pacientes na fila de espera para cirurgias na Rede Municipal de Saúde. No ano anterior, a fila somava 6.815 pacientes aguardando. Um aumento de 27,4%, segundo dados da Rede Mário Gatti.
A fila considera diversos tipos de cirurgias, como a de prótese de joelho, que lidera a lista com 1.081 pacientes aguardando a realização do procedimento. Na sequência, a prótese de quadril conta com 483 pessoas na espera, vesícula com 395 pacientes e catarata reúne 254 pacientes à espera.
Martinho Fortes, de 71 anos, é aposentado e foi diagnosticado com um túmor em 2023. A filha, Juliana Araújo Fortes, explica que depois do tratamento de quimioterapia e radioterapia, ele foi liberado para fazer a cirurgia.
Outro paciente que aguarda na fila é o Reinaldo Epifânio. Ele está na fila há três anos.
Sérgio Bisogni, presidente da Rede Mário Gatti, explica a situação. O projeto aguarda o governo do Estado de São Paulo, segundo o presidente.
O número de procedimentos realizados também aumentou de um ano para o outro. Em 2024, a Rede Mário Gatti realizou 15.614 cirurgias de urgência e eletivas. Já em 2023, a rede registrou 14.944. Um crescimento de 4,5%.
A prefeitura de Campinas informou à EPTV que a cirurgia de Martinho, citado no começo desta reportagem, teve que ser adiada por causa do excesso de ocupação de pacientes no Hospital Mário Gatti. O morador vai precisar fazer uma ressonância, que foi marcada para o dia 11 de fevereiro. Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura disse que a filha do paciente esteve na ouvidoria, mas não formalizou a queixa.
Com informações de Paulo Gonçalves/EPTV Campinas