No primeiro dia da operação Ruído Tolerância Zero, realizada em Piracicaba (SP), 50 multas foram aplicadas por irregularidades em veículos.
A operação, que teve o objetivo de aumentar a segurança no trânsito e reduzir acidentes, ocorreu na Avenida São Paulo, onde foram vistoriados mais de 100 veículos.
Entre as infrações detectadas estavam escapamentos modificados, licenciamento vencido, habilitação irregular e mal estado de conservação dos veículos.
Além das multas, três bloqueios de documentos foram realizados e oito veículos foram recolhidos ao pátio por estarem em condições inseguras de uso. A operação seguirá durante o mês de fevereiro e também em março, com ações previstas nas principais vias da cidade.
A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes (Semuttran), com o apoio da Guarda Civil, Polícia Militar Rodoviária e Polícia Militar Territorial.
De acordo com a legislação, o máximo de ruído permitido para escapamentos é de 99 decibéis.
Motoristas que trafegam com veículos com descarga livre ou silenciadores defeituosos ou inoperantes podem ser multados em R$ 195,23 e perder cinco pontos na habilitação, sendo essa uma infração grave.