A prefeitura de Cordeirópolis publicou um decreto que proíbe o uso de lançadores de bolinhas de gel, também conhecidos como “arminhas de gel”, em áreas públicas durante festas populares e carnavalescas. A publicação no Diário Oficial do Município ocorreu na última quarta-feira (12).
O brinquedo que simula uma arma e lança bolinhas de gel ganhou popularidade na internet. De acordo com a Prefeitura, a medida é válida por tempo indeterminado e busca prevenir acidentes.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito da cidade informou que “apesar de utilizarem bolinhas de gel hidrossolúveis, os disparos podem atingir áreas sensíveis, como os olhos, oferecendo risco à integridade física.”
Questionada pelo Grupo EP, a prefeitura de Cordeirópolis afirmou que registrou um caso envolvendo o brinquedo em janeiro deste ano. Eles informaram que uma criança atirou bolinhas de gel em gatos em uma rua da cidade.
“Não houve feridos. Mas o decreto tem o objetivo de prevenir que casos graves possam ocorrer”, informou o Executivo.
Diante da proibição em vigor, a Guarda Civil Municipal poderá apreender e destruir o brinquedo de quem for flagrado com ele pelas ruas. O decreto não cita festas particulares.
Carnaval cancelado por orçamento
Além da proibição do brinquedo durante as festividades do Carnaval, este ano a prefeitura de Cordeirópolis cancelou o Carnaval de rua promovido pelo Município. O motivo para o cancelamento, segundo informou a Secretaria de Finanças e Orçamento da cidade, foi o déficit de R$ 29 milhões em dívidas.