O ex-prefeito de Campinas Lauro Péricles Gonçalves, que morreu neste domingo, será velado nesta segunda-feira, das 10h às 13h, na Capela Central do Cemitério da Saudade.
O enterro acontece logo após o velório no mesmo local.
Lauro, que tinha 89 anos, morreu em casa, de acordo com uma nota encaminhada pela prefeitura.
Durante a gestão como prefeito de Campinas, de 1973 a 1977, Lauro foi responsável por importantes obras de infraestrutura e desenvolvimento para a cidade, como o Viaduto São Paulo, conhecido como “Laurão”, a Via Expressa Waldemar Paschoal e o Observatório de Capricórnio, além de diversas melhorias no Parque Portugal e na Lagoa do Taquaral.
Também foi o responsável pela criação do Centro de Convivência Cultural e pela divisão da cidade em Administrações Regionais (ARs), facilitando a gestão local.
O atual prefeito de Campinas, Dário Saadi, lamentou a morte, e disse, em nota, que Lauro Péricles foi um líder visionário, que dedicou avida ao serviço público com integridade, competência e compromisso.
Nascido em Monte Santo de Minas (MG), Lauro chegou a Campinas no final da década de 1950 para cursar Direito na PUC-Campinas. Além de prefeito, ele foi presidente da Sanasa e ajudou a implantar a Cohab de Campinas. No governo estadual, também ocupou cargos importantes, sendo presidente da Sabesp e da CPFL (antes de ser administrada pela iniciativa privada).