Uma paciente agrediu duas funcionárias do Centro de Saúde Itajaí, em Campinas, na manhã desta segunda-feira. A Guarda Municipal precisou ser acionada e deteve a mulher, que acabou sendo encaminhada à 2ª Delegacia Seccional, onde o caso foi registrado como lesão corporal. Ela foi ouvida pelo delegado e liberada na sequência.
Segundo informações da prefeitura, a paciente chegou pela manhã após o término do horário para a coleta de exame de sangue. Ela questionou se ainda poderia fazer o exame, mas diante da negativa, não aceitou a resposta.
A justificativa das funcionárias foi de que isso iria comprometer outros atendimentos previstos pelo Centro de Saúde aos demais pacientes.
A mulher, então, tentou filmar outros usuários sem autorização e chutou móveis e equipamentos do centro de saúde. A porta de um dos armários atingiu e machucou a mão de uma profissional, enquanto outra funcionária foi empurrada.
Ainda segundo a administração, a coordenadora da unidade e uma psicóloga tentaram realizar o acolhimento dela, mas sem sucesso. A Prefeitura informou também que o Centro de Saúde seguiu aberto e que nenhum atendimento foi afetado.
A Secretaria de Saúde disse repudiar atos de violência de qualquer natureza e se solidarizou com as servidoras, que foram acolhidas pela gestão e receberam oferta de assistência do programa Cuidando do Cuidador. A Pasta destaca que entrará em contato com a paciente para reagendar a coleta de exame e segue à disposição para mais esclarecimentos.