Ministro Barroso palestra para estudantes da rede pública de Campinas

Foto: Júnia Vasconcelos/EPTV

Ouça a reportagem.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, ministrou uma palestra para mais de 500 alunos do ensino médio da rede pública de ensino. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (17), na Escola Estadual Culto à Ciência.

O magistrado trouxe aos estudantes reflexões sobre valores, integridade e conhecimento, a importância da proteção à democracia, ética na revolução tecnológica e o debate sobre as mudanças climáticas.

O tema escolhido por Barroso para a palestra foi “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil, e para o mundo”. O ministro começou a palestra contando sobre sua trajetória, no interior do Rio de Janeiro, em Vassouras. Falou sobre a mãe ter tido o acesso à graduação num momento em que isso era pouco convencional para as mulheres e citou a importância da equidade de gênero.

Foto: Júnia Vasconcelos/EPTV

O ministro contou sua trajetória, desde a infância, a passagem pelas salas de aula como professor do ensino médio e professor universitário e salientou a importância do treinamento, da preparação, para trilhar uma carreira. Destacou que para o progresso ocorrer é preciso manter valores, buscar sempre o conhecimento, associados ao desejo de progredir.  

Somente em 2024, foram realizados 11 encontros nas cinco regiões brasileiras. O programa já passou pelas capitais do Paraná, Alagoas, Paraíba, Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pará, Bahia e Mato Grosso do Sul.

A estudante Geovana Muniz, de 16 anos, está no 2º ano do ensino médio e falou sobre as palavras do ministro, que buscam encorajar para o futuro.

Foto: Júnia Vasconcelos/EPTV

Câmeras corporais para a PM

Na última semana, o ministro Barroso, que determinou o uso obrigatório das câmeras corporais com gravação ininterrupta pela Polícia Militar de São Paulo, visitou, a pedido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

A participação do magistrado foi para entender o funcionamento dos novos equipamentos adquiridos pelo governo – que precisam ser acionados pelos agentes para gravar. Ele comentou nesta segunda-feira sobre a implantação da medida determinada pelo STF.

Encontro com Judiciário

Nesta segunda, o ministro também participou do Diálogos da Magistratura, no Fórum de Campinas. Promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o programa realiza uma série de encontros entre magistrados e o chefe do Poder Judiciário, em que são apresentadas as principais medidas em andamento no CNJ.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.