A Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu criou o Comitê Municipal de Investigação de Mortes por Arboviroses, que terá como foco a investigação de mortes suspeitas de serem causadas por doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
O Comitê vai atuar de forma permanente, com caráter educativo e investigativo, sem a intenção de ser normativo ou punitivo.
O grupo será composto por profissionais de diferentes áreas da saúde, como Atenção Primária à Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, médicos e enfermeiros da rede de saúde, e terá como responsabilidade monitorar e avaliar os casos de óbitos, definindo a causa básica das mortes de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.
Este comitê será essencial para garantir que cada caso seja analisado de forma adequada, com a participação de médicos e enfermeiros para garantir a precisão dos diagnósticos.
Mogi Guaçu já confirmou 6.522 casos de dengue este ano, representando 95% do total registrado em 2024. Além disso, a décima morte foi confirmada no painel de monitoramento de casos do governo do Estado. A vítima foi um homem, de 80 anos, que tinha diabetes e hipertensão.