Valinhos confirma primeira morte de macaco por febre amarela

Foto: Mayra Merlyn/ Pref. Valinhos 

A Secretaria de Saúde de Valinhos confirmou a primeira morte de macaco por febre amarela em 2025.  

O laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou que o animal encontrado já sem vida no início de fevereiro, na área rural, perto da Rodovia Dom Pedro I, estava confirmado. 

Outros três animais encontrados na mesma região e que também morreram ainda aguardam resultados dos testes feitos em São Paulo. A última vez que a febre amarela foi detectada em macacos na cidade foi em 2018, com dois casos. 

Na semana passada, a cidade confirmou a morte de um morador, de 57 anos, que morava no bairro São Cristóvão, mas trabalhava na mesma região de onde os macacos foram encontrados. Ele não tinha tomado a vacina.  

Por isso, a Secretaria de Saúde intensificou a vacinação contra a doença, especialmente na zona rural.  

Foram realizadas ações de vacinação casa a casa e ampliados os horários de imunização nas unidades de saúde.  

O último balanço aponta que 432 pessoas foram vacinadas no sistema casa a casa, e 1.060 receberam a vacina nas unidades de saúde. Todos os moradores a partir de 9 meses de idade devem ser vacinados, com exceção de alguns grupos específicos, como gestantes e pessoas com doenças autoimunes, que devem consultar um médico. 

Na próxima semana, a vacinação casa a casa segue nos bairros Parque Valinhos, Biquinha e Colina dos Pinheiros. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.