Ar-condicionado com ‘gambiarra’ e falta de manutenção causam desconforto a pacientes em meio à onda de calor em Campinas

FOTO: REPRODUÇÃO

A forte onda de calor dos últimos dias escancarou a falta de estrutura em alguns prédios públicos de Campinas para atender a população em temperaturas extremas. Um dos exemplos mais evidentes é a UPA Padre Anchieta, onde pacientes aguardavam atendimento em meio ao calor intenso, sem climatização adequada. 

A reportagem da CBN Campinas esteve no local e constatou que os dois aparelhos de ar-condicionado da recepção estavam desligados. Após questionarmos sobre o funcionamento dos equipamentos, eles foram ligados, mas emitindo um ruído estranho. 

No entanto, a ida até a UPA não foi motivada por reclamações sobre o calor, e sim por uma imagem enviada à nossa redação. A foto, registrada dias antes, mostrava um dos dois aparelhos instalados de forma improvisada, com tubos semelhantes a rolos de papel formando uma estrutura em cruz. No entanto, durante nossa visita, os tubos já não estavam mais lá, de qualquer forma A imagem pode ser conferida no portalcbncampinas.com.br. 

O vereador Zé Carlos (PSB), que enviou a foto à reportagem, afirma que os problemas com o ar-condicionado na rede pública vão além da UPA Anchieta. 

Em nota, a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, responsável pela gestão da UPA, informou que o conserto do ar-condicionado da unidade está sendo providenciado e que foi aberto um processo administrativo para aplicação de penalidades contra a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos. A empresa já foi multada, e a Rede realiza uma pesquisa de preços para contratar uma nova prestadora de serviço. 

No entanto, o problema da climatização em unidades de saúde não é novidade em Campinas. No ano passado, o Hospital Ouro Verde precisou suspender temporariamente as cirurgias eletivas devido a falhas no sistema de ar-condicionado do centro cirúrgico, na época houve adiamento de cerca de 30 procedimentos. 

Atualmente, outras unidades também enfrentam dificuldades. No Centro de Saúde Anchieta, que fica na mesma região da UPA, a prefeitura informou que a rede elétrica passa por manutenção e, quando concluída, permitirá o funcionamento de todos os aparelhos de ar-condicionado. Já no Centro de Saúde Boa Vista, uma equipe de manutenção foi acionada para verificar um problema em um dos equipamentos. A administração ressalta que a unidade conta com nove aparelhos e que apenas um está temporariamente desligado. 

A Secretaria de Saúde destacou que, em 2024, instalou 572 novos aparelhos de ar-condicionado em centros de saúde, policlínicas e outras unidades. Já sobre a emenda impositiva do vereador Zé Carlos, a pasta informou que os recursos foram utilizados e que tem adotado todas as medidas administrativas necessárias para garantir transparência no processo. Relatórios quadrimestrais são disponibilizados aos parlamentares e à população. 

Já a Rede Mário Gatti esclareceu que, entre 2024 e 2025, não recebeu emendas impositivas do vereador Zé Carlos para a UPA Anchieta. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.