Autoridades municipais e do estado se reuniram para debater os desafios e celebrar os 25 anos de criação da Região Metropolitana de Campinas, na noite do último sábado (22). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além de prefeitos dos municípios participaram do encontro, realizado em um hotel da cidade.
Também participou da conferência o secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, Gilberto Kassab.
Na ocasião, houve o lançamento do livro “25 anos de integração RMC”, escrito pelo jornalista José Pedro Martins, em comemoração a data. A obra traz um panorama das transformações sofridas pela região, relatando a trajetória e o papel dos municípios integrantes.
A publicação aborda os desafios econômicos, sanitários e administrativos que envolvem os mais de 3 milhões de habitantes da RMC. O livro também traduz a importância econômica da região, e discute questões para o futuro.
Durante a solenidade, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), tomou posse como presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC. O vice-presidente escolhido é o prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (PL). A gestão do Conselho tem a duração de um ano.
A Região Metropolitana de Campinas foi criada, por lei complementar estadual, em 19 de junho de 2000. É composta por 20 municípios e tem uma população de 3,2 milhões de habitantes (3.178.601).