A prefeitura de São Pedro confirmou nesta segunda-feira a morte de um homem, entre 40 e 50 anos, por febre amarela.
Não foram divulgadas informações sobre o bairro onde ele morava. Os sintomas começaram no início do mês de fevereiro, e a morte foi cerca de 15 dias depois.
Após a confirmação do caso, a Vigilância Epidemiológica anunciou medidas para evitar novos registros da doença. Agentes de saúde visitarão a região onde o homem vivia para identificar possíveis casos suspeitos e reforçar a vacinação.
A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, exceto nas UBSs do Primavera e Santo Antônio.
Para essas regiões, a imunização será feita na próxima semana, após uma busca ativa casa a casa. A aplicação da vacina ocorre das 8h às 15h, em dose única e válida para toda a vida.
Além disso, moradores serão orientados a não tocar ou enterrar macacos mortos e acionar a Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3481-9370.
Durante o Carnaval, de 1º a 4 de março, a Unidade Mista Integrada de Saúde vai funcionar das 7h às 18h para atendimento de pacientes com sintomas de dengue e vacinação contra febre amarela.
A febre amarela é uma doença infecciosa grave transmitida por mosquitos. No ciclo silvestre, os vetores são os mosquitos, e os macacos são vítimas.
A doença não é transmitida de pessoa para pessoa, e casos suspeitos ou mortes de primatas devem ser comunicados às autoridades de saúde.