O problema no abastecimento de água em Americana, registrado desde a última quinta-feira (20), ainda persiste em diversos bairros. Apesar dos esforços do Departamento de Água e Esgoto (DAE), moradores relatam que o fornecimento não foi totalmente normalizado.
Nesta segunda-feira, em algumas regiões, a água chegou a voltar por um curto período antes de parar novamente. Em outros locais, o abastecimento não foi restabelecido durante todo o dia.
Durante à noite, o DAE trocou uma peça no registro da adutora da Rua Fernando de Camargo, no Centro, para tentar aumentar a vazão de bombeamento de 160 para 250 litros por segundo.
A expectativa era que a medida ajudasse na recuperação do reservatório da Vila Santa Catarina e melhorasse o abastecimento em cerca de 15 bairros.
Segundo o DAE, a intervenção já apresenta efeitos positivos. Dados da telemetria indicam uma melhora no sistema, permitindo o envio de mais água ao reservatório e ampliando o fornecimento para a região afetada.
Durante a noite, a saída de ar da rede, algo comum após a interrupção do bombeamento, contribuiu para a normalização do fluxo de água. O bombeamento já opera próximo a 80% da capacidade ideal, e a expectativa é que a situação continue melhorando ao longo do dia.
Apesar dessa previsão, o DAE vai disponibilizar caminhões-pipa atendem a população afetada em dois pontos da cidade.
Uma carreta com 32 mil litros de água foi disponibilizada a partir das 7h45 na Praça Catharina Boschiero Frezzarin, na região do Terramérica. Já na Cidade Jardim, um caminhão-pipa começou a distribuição a partir das 13h na Praça Oscar Ignácio de Souza.
Além disso, a autarquia e a Secretaria de Meio Ambiente continuam abastecendo escolas e unidades de saúde da região.
Técnicos seguem monitorando a rede e não descartam a instalação de uma terceira bomba na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cordenonsi, caso necessário.
O DAE também informou que está realizando estudos com especialistas para entender e solucionar o problema de forma definitiva.