Campinas entrou na força-tarefa federal liderada pelo Ministério da Saúde para ampliar a vacinação contra o HPV em adolescentes de 15 a 19 anos. A cidade tem 27.281 jovens que ainda não se vacinaram, a maioria meninos.
O HPV é um vírus transmitido por contato sexual e pode causar câncer no colo do útero, boca, garganta e região genital. A vacina contra a infecção está disponível gratuitamente no SUS desde 2014 e faz parte da rotina de imunização para quem tem entre 9 e 14 anos, faixa etária em que a resposta imunológica é mais eficiente.
Com a baixa adesão, o Ministério da Saúde identificou 121 cidades com grande número de adolescentes sem vacina, incluindo três da região: Limeira tem 10.777 jovens sem imunização, e Piracicaba, com 10.998 não imunizados.
Para ampliar a cobertura, o governo federal lançou uma força-tarefa para incentivar a vacinação de quem tem entre 15 e 19 anos.
Os municípios podem organizar ações conforme suas necessidades.
Em Campinas, a vacina está disponível nos centros de saúde sem necessidade de agendamento. A Secretaria de Saúde aguarda novas diretrizes, mas já promove mobilizações em escolas, terminais de ônibus e supermercados.
Desde abril de 2024, o Programa de Imunização segue a recomendação de dose única para quem tem entre 9 e 19 anos.