Ouça a reportagem
Após a confirmação da primeira morte por febre amarela neste ano, o município de São Pedro, estância visitada por turistas na região de Piracicaba, intensificou as ações de prevenção à doença durante o Carnaval. Marcelo Carvalho, secretário de saúde, explica que a vítima não era vacinada e vivia na área rural.
São Pedro foi o sexto município da região a registrar morte por febre amarela. Os primeiros casos aconteceram em Socorro e Tuiuti no mês de janeiro. Na sequência, Amparo, Campinas e Valinhos tiveram mortes em fevereiro. Ao todo, os municípios registraram 6 mortes até o momento.
Por conta do Carnaval, a cidade de 38 mil habitantes espera receber o dobro da população. A programação em São Pedro terá shows e desfiles de blocos. De acordo com a prefeitura, o setor de turismo foi orientado a reforçar a importância da imunização contra a febre amarela.
Uma das medidas é a abertura durante o Carnaval da Unidade Integrada de Saúde, que fica no bairro Recanto das Águas. O secretário de saúde, Marcelo Carvalho, afirma que local vai servir como posto de vacinação e irá atender as pessoas que apresentarem sintomas de febre amarela.
O secretário municipal de saúde ainda conta que as equipes levaram a vacina até a população da zona rural.
Os moradores também foram orientados sobre os sintomas da doença e a importância de comunicar a Vigilância Epidemiológica caso apareçam macacos mortos em áreas rurais. Depois do Carnaval, a vacina vai ficar disponível em unidades básicas de saúde da cidade.
Com informações de Victor Bittencourt/EPTV Campinas*