Com 27 mil adolescentes sem vacina do HPV, Campinas tem força-tarefa para imunização

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Ouça a reportagem na íntegra.

Campinas é uma das cidades incluídas na lista do Ministério da Saúde para reforçar a oferta da vacina contra o vírus HPV no SUS. Isso porque a cidade tem 27.281 jovens que ainda não se protegeram contra a doença: 21 mil são homens e pouco mais de 6 mil são mulheres.

 A estratégia adotada pelo governo abrange 121 cidades com alto número de jovens sem a proteção contra o HPV, na faixa dos 15 aos 19 anos de idade, quando se aproximam ou estão no início da vida sexual. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% deles.

O médico ginecologista José Leonardo ressalta a importância do imunizante.

Outras duas cidades da região também estão na lista de recomendação. Em Piracicaba, são quase 11 mil adolescentes e adultos (10.998), sendo mais de 8 mil meninos e 2 mil e 500 meninas. Limeira tem mais de 10 mil e 700 não vacinados contra o HPV. No município, a maioria também é de moradores do sexo masculino, mais de 7 mil, e 3 mil e 400 meninas.

A vacinação de jovens entre 15 e 19 anos, determinada pelo Governo Federal, ajuda na prevenção de doenças relacionadas ao HPV, como infecções e alguns tipos de cânceres. A idade ideal é entre 9 e 14 anos, por conta da produção de mais anticorpos nos jovens.

A moradora de Campinas, Tatiana Caruso, se preocupa em manter a carteira de vacinação do filho de 10 anos sempre atualizada. A primeira dose contra o HPV já tá marcada.

A jovem Emily Araújo, de 22 anos, fez questão de garantir a proteção contra o HPV faz tempo.

As doses serão aplicadas em locais onde estão esses jovens. A recomendação do Ministério da Saúde cita escolas, faculdades e os postos de saúde, por exemplo. As prefeituras de cada cidade definem a estratégia de distribuição.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.