Ouça a reportagem na íntegra.
A Quarta-feira de Cinzas é a tradicional data que marca o fim da folia e o início de um tempo de recolhimento para os católicos. O momento representa uma divisão entre a festa da carne e o período de penitência, chamado de quaresma.
Para celebrar a data, a Catedral Metropolitana de Campinas celebra nesta quarta-feira cinco missas. Duas celebrações foram realizadas pela manhã, uma no horário do almoço, ao 12h15 e outras duas à tarde, às 15h30 e 18h15.
Para os católicos praticantes, a celebração é necessária para a preparação rumo à Páscoa, que ocorre 40 dias mais tarde. Nas missas que celebram a data, há um momento em que o padre abençoa cada fiel colocando um pouco de cinzas sobre a cabeça.
Há duas frases comumente ditas neste momento: “Convertei-vos e crede no Evangelho” que é um lembrete da necessidade cristã de mudança de vida, de abrir mão dos prazeres em prol de uma experiência mais próxima de Deus; e também a frase “Das cinzas vieste, às cinzas retornarás”, que recorda a brevidade da vida.
A fiel Bruna Teixeira veio de Sumaré para prestigiar o momento na Catedral de Campinas. Além de acompanhar a avó ela também levou o filho.
O comerciante Fábio Fonseca também esteve presente na missa e falou sobre o momento de reflexão.
Campanha da Fraternidade
A cada ano, as autoridades religiosas católicas escolhem um tema da chamada Campanha da Fraternidade. O objetivo é chamar a atenção sobre uma situação que, na sociedade, necessita de melhorias, mudanças, pelo bem de todos.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade aborda outra vez a temática ambiental. O tema escolhido foi: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom”.