Mais de 5 mil pessoas já foram vacinadas em casa contra febre amarela

Foto: Prefeitura de Valinhos

A Secretaria de Saúde de Campinas vacinou 5.277 pessoas contra a febre amarela com a estratégia de imunização de casa em casa. A ação ocorreu em áreas rurais entre 5 de fevereiro e 8 de março. 

Ao todo, as equipes abordaram 14.091 pessoas em 5.066 imóveis. A maioria já estava vacinada, mas algumas se recusaram a receber a dose. 

Atualmente, 26 centros de saúde seguem participando da campanha, que continuará nas próximas semanas.  

O alerta para imunização é reforçado para viajantes, moradores e frequentadores de regiões com risco de circulação do mosquito transmissor, como áreas rurais e de mata. Além de Campinas, cidades de São Paulo e Minas Gerais já registraram casos da doença. 

A febre amarela é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti em áreas urbanas e por mosquitos silvestres em regiões de mata.  

Os sintomas incluem febre alta, calafrios, dor de cabeça, dores musculares e, em casos graves, podem evoluir para insuficiência hepática e hemorragias. A vacina é a principal forma de prevenção e está disponível nos postos de saúde. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.