Uma operação conjunta entre vários órgãos da Prefeitura de Campinas, com apoio da Guarda Municipal resultou na eliminação de 200 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
O Grupo de Resposta Unificada foi criado para atuar diante das denúncias sobre criadouros. Ao todo, foram fiscalizados 10 imóveis em nove bairros: Centro, Guanabara, Cambuí, Vila Tofanello, Residencial Cosmos, Jardim São Judas Tadeu, Jardim Campos Elíseos, Jardim Novo Campos Elíseos e Jardim Novo Mundo.
Em três espaços o grupo precisou do apoio de chaveiros para conseguir acessar os espaços e remover criadouros. Nesses casos, um comunicado sobre a ação foi deixado em cada imóvel. O uso de chaveiros é uma medida excepcional usada pela Administração e está respaldada em decisão judicial de 2020.
Segundo informações da prefeitura, a maioria dos criadouros estava em garrafas e restos de marmitas.
Desde março de 2024 o grupo fez 16 operações para vistoriar 168 imóveis, sendo que o total de casos com apoio de chaveiros chega a 13.
O grupo é intersetorial e direcionado para trabalhar em locais onde tentativas de soluções via 156 foram esgotadas.
O balanço mais recente da Secretaria de Saúde de Campinas mostra que o município já soma 5786 casos confirmados de dengue em 2025. Uma morte foi registrada pela doença.