Mudança no trânsito no Swiss Park não dá certo e Emdec fará novo teste nesta 5ª

Rotatória do Swiss Park
Foto: Aline Albuquerque/CBN Campinas

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A Emdec iniciou nesta quarta-feira (19) uma operação piloto de trânsito, nos dois principais acessos para o bairro Swiss Park. O estudo busca melhorar a fluidez do trânsito na região e reduzir os congestionamentos no horário de pico da manhã, facilitando a saída do condomínio.

Segundo o departamento, a análise terá duração de cinco dias úteis, com início às 6h30 da manhã, até o fim do horário de pico, por volta das 8h30. Durante o período, os agentes de mobilidade auxiliarão no trânsito.

O primeiro dia de testes, com bloqueio total do sentido Centro–Bairro na rotatória do cruzamento entre as avenidas Antônio Artioli e Dermival Bernardes Siqueira, não apresentou melhorias significativas.

Por isso, nos próximos dias, a Emdec deixará uma faixa sem parada à direita na avenida Dermival Bernardes Siqueira. A rotatória será aberta, mas o fluxo vai ser direcionado para a faixa da esquerda, para que os motoristas não precisem parar. O coordenador de fiscalização e operação de trânsito, Marcelo Carpenter, explica sobre o primeiro dia de testes e as mudanças no estudo.

Uma segunda ação continua sendo realizada na outra extremidade do condomínio. A Emdec bloqueará o retorno de acesso à Fundação Bradesco, próximo à rodovia Lix da Cunha (SP-073). Com isso, os condutores devem seguir até a próxima rotatória, localizada cerca de 100 metros à frente, na avenida Wellman Galvão de França Rangel, reduzindo o fluxo de veículos na primeira rotatória. Nesse ponto, os testes iniciais apresentaram melhoria no trânsito.

Durante a operação piloto do estudo viário, os agentes monitorarão possíveis novos pontos de congestionamento e avaliarão a dinâmica do trânsito. Após o teste operacional, os resultados serão analisados para orientar possíveis ajustes na circulação ou futuras operações de trânsito nos dois acessos ao condomínio.

No decorrer dos testes, serão realizadas diferentes manobras viárias, como bloqueios totais e parciais, além da análise de fatores como acúmulo de veículos por trecho, tempo de deslocamento a partir dos pontos de lentidão, segurança viária, fluxo de pedestres e circulação de diferentes tipos de veículos.

Também serão avaliadas possíveis readequações viárias. Para complementar o monitoramento, um drone da Emdec será usado para captar imagens aéreas.

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