O Hospital Municipal Dr. Mário Gattinho vai ativar mais uma sala cirúrgica e uma torre de videolaparoscopia para uso exclusivo da unidade. Com isso, a capacidade de realização de procedimentos pediátricos eletivos e de urgência será ampliada.
Com a segunda sala cirúrgica, será possível aumentar em 25% o número de procedimentos, passando de quatro para seis cirurgias eletivas diárias, além das urgências. A ampliação foi viabilizada com a contratação de anestesistas para completar a equipe necessária.
O centro cirúrgico da unidade é voltado para procedimentos da especialidade de cirurgia pediátrica, que trata deformidades congênitas ou adquiridas, lesões traumáticas e doenças. A maioria das cirurgias realizadas é eletiva, incluindo postectomia, correção de hérnia umbilical e inguinal, além de apendicectomia.
Com a nova torre de videolaparoscopia, o hospital passará a oferecer procedimentos menos invasivos para crianças e adolescentes. A técnica permite exames e cirurgias no abdômen e na pelve por meio de pequenas incisões, reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes. Entre os procedimentos que utilizam essa tecnologia estão a retirada de vesícula, correção de hérnia inguinal e tratamento de apendicite.
Em 2023, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti realizou 931 procedimentos em pacientes de até 15 anos. Em 2024, esse número subiu para 1.266, um aumento de 35,9%. Com a nova estrutura, a expectativa é de que mais crianças tenham acesso a tratamentos cirúrgicos de forma rápida e eficiente.