Justiça torna réu coronel que tinha explosivos em apartamento

Armas e munições foram encontradas no apartamento. Foto: Polícia Civil

A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público de São Paulo e tornou réu o coronel reformado do Exército Virgílio Parra Dias pela explosão de um apartamento em Campinas, no dia 24 de fevereiro de 2024.  

Segundo a investigação, ele armazenava no local um arsenal de armas e munições. 

A decisão foi assinada na última sexta-feira pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Campinas.  

O coronel vai responder por incêndio, posse irregular de arma e munição de uso permitido e porte ilegal de 42 armas de uso restrito. 

O incêndio começou após a explosão de um artefato guardado em um cofre ao lado da cozinha.  

No local, havia grande quantidade de pólvora e diversas armas, como pistolas, revólveres, espingardas e fuzis. O fogo não deixou feridos, mas 44 moradores tiveram que ser retirados do prédio, alguns com o uso de cordas. 

A Promotoria aponta que, além das 145 armas encontradas, o coronel mantinha explosivos, cartuchos e equipamentos para recarga de munições sem autorização.  

O Ministério Público afirma que o armazenamento irregular do arsenal causou o incêndio e colocou a vida dos moradores em risco. 

A defesa do coronel afirmou que vai se manifestar “oportunamente no processo”.  

Na época da denúncia do MP, a defesa disse que não há ligação entre a conduta de Parra Dias e o resultado do dano causado pelo incêndio, e que a questão do porte das armas seria apenas uma infração administrativa. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.