Campinas ganhou nesta sexta-feira (4) um novo reforço no cenário da inovação e da tecnologia. Foi lançado oficialmente o parque tecnológico CTI-Tec, dentro do campus do CTI Renato Archer, às margens da Rodovia Anhanguera, na região do bairro Chácaras do Amarais. A estrutura é a primeira do Brasil diretamente vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A cerimônia de inauguração contou com a presença da ministra da pasta, Luciana Santos, além de autoridades estaduais e federais. O objetivo do parque é atrair empresas deep techs — que desenvolvem soluções com base em descobertas científicas e uso intensivo de tecnologia — com foco especial nas áreas da saúde e da indústria avançada.
O prédio entregue nesta primeira fase tem 2.500 metros quadrados, distribuídos em dois andares, e capacidade para receber até 35 empresas. O espaço conta com módulos tecnológicos, salas de reunião, restaurante e laboratórios compartilhados. Ainda neste ano, o parque deve inaugurar também um estúdio de gravação de conteúdo digital.
A gestão do CTI-Tec será feita em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag), responsável pela parte administrativa, financeira e patrimonial. O primeiro edital para seleção das empresas interessadas deve ser publicado em até 60 dias nos sites do CTI Renato Archer e da Fundepag.