A Câmara Municipal de Campinas vota nesta segunda-feira (7), durante a 18ª Reunião Ordinária de 2025, um projeto de lei complementar do Executivo que propõe a separação entre os cargos de secretário de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab).
Atualmente, as duas funções são exercidas pela mesma pessoa. A proposta pretende permitir que a presidência da Cohab seja ocupada por um dirigente com dedicação exclusiva à gestão da companhia, enquanto o secretário poderá focar em planejamento e ações estratégicas da pasta.
Segundo justificativa da Prefeitura, a mudança deve aumentar a eficiência administrativa e melhorar o atendimento à população na área da habitação. O texto também apresenta estimativa de impacto orçamentário, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Além desse projeto, a pauta da sessão inclui outras propostas como a concessão de honrarias, denominação de praças públicas e a primeira votação de um projeto que altera o plano de medicamentos para servidores municipais.
A reunião começa às 18h no Plenário da Câmara, com entrada pela Avenida da Saudade, nº 1004. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara Campinas e pelo canal do Legislativo no YouTube.