A Secretaria Municipal de Educação de Campinas, em parceria com o Ministério Público Estadual e Federal, a Vara da Infância e Juventude e a Delegacia da Infância, está desenvolvendo um protocolo de combate e prevenção ao bullying e cyberbullying nas escolas da rede municipal. A primeira reunião do grupo de trabalho está marcada para o dia 23 de abril.
Mário Marcelo Ramos, coordenador de prevenção e enfrentamento ao bullying, afirma que o processo de prevenção da violência permite identificar três perfis comuns entre os envolvidos.
Além disso, ele ressalta a importância do diálogo e da escuta ativa entre os pais, crianças e adolescentes como medida essencial para minimizar os impactos do bullying.
O Programa de Prevenção e Combate ao Bullying, criado há mais de dez anos em Campinas, atendeu cerca de 5 mil alunos, além de 500 professores e 200 pais da rede municipal.
Mário Marcelo Ramos ressalta que a iniciativa inclui a realização de rodas de conversa com os alunos, promovendo um espaço de troca de experiências e conscientização sobre o tema.
Além do bullying, os encontros também abordam questões como violência de gênero, capacitismo e racismo, ampliando o debate sobre respeito e inclusão nas escolas.
Confira a entrevista completa