O Figueirense recebe a Ponte Preta neste sábado, às 16 horas, no estádio Orlando Scarpelli pela abertura da Série C do Campeonato Brasileiro. O Figueira vai para sua quinta Série C. A última vez que a equipe jogou pela Série B, coincidentemente foi contra a Macaca em 2020. Na ocasião, os campineiros golearam o Figueirense por 7 a 2.
Para 2025, a diretoria aposta numa média de idade de 25 anos. A famosa mescla entre experiência e juventude é a posta da equipe do sul para tentar subir de divisão.
A diretoria trouxe quatro jogadores para a disputa da competição: o goleiro Igo Gabriel, o zagueiro Lucas Dias, o volante Flávio e o atacante Renan.
Em contrapartida, saíram alguns jogadores. o goleiro Ruan Carneiro, o zagueiro Matheus Alves, os volantes JP Iseppe e Rodrigo e o atacante Lucas Mineiro. O veterano Camilo, ex-Ponte Preta e Mirassol, foi emprestado para o Botafogo-PB.
Para a estreia, há algumas dúvidas, como o lateral Leonan, os volantes Breno e Jhony Douglas, o meia Gabriel Santiago e os atacantes Nicolas e Wellington Nem.
A confirmação da equipe deve sair na sexta-feira, quando o elenco realiza o último treino para o duelo contra a Ponte Preta.