O Consu (Conselho Universitário da Unicamp) aprovou durante reunião realizada nesta terça-feira, a abertura do processo para a criação dos cursos de Licenciatura em Inglês, Fisioterapia, Direito e História (noturno).
Atualmente, entre as três universidades públicas paulistas, a Unicamp é a que oferece o menor número de cursos. São 69 cursos na Universidade Estadual de Campinas, contra 183 da Universidade de São Paulo (USP) e 136 da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Ainda não há previsão para a implantação uma vez que os projetos de criação dos cursos terão de ser avaliados por uma comissão especial a ser instalada pela Reitoria. Depois , passará por várias comissões internas até retornar ao Consu, que autorizará ou não a implementação.
Além de oferecer o menor número de cursos, a Unicamp também é a que oferece o menor número de vagas para estudantes entre ela, a USP e a Unesp: no total, disponibiliza 3.340 vagas. A USP, por sua vez, disponibiliza 11.147 vagas, e a Unesp, 7.680.
De acordo com informações da universidade, o projeto inicial previa 13 propostas de novos cursos, mas, por questões de infraestrutura, deu-se prosseguimento aos quatro apresentados no conselho.