A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (10), um mandado de busca e apreensão contra o presidente de uma Organização Social (OS) investigada por suspeita de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos na saúde da Prefeitura de Sorocaba.
As buscas ocorreram em um endereço no município de Socorro, ligado ao presidente da OS. Segundo a PF, foram apreendidos veículos, dinheiro, armas e documentos.
Além disso, a polícia também está cumprindo 28 mandados de busca e apreensão em 13 cidades dos estados de São Paulo e Bahia.
O que diz a prefeitura de Socorro?
A Prefeitura de Socorro informou que não foi alvo da operação “Copia e Cola”, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (10).
“Até o momento, a Administração Municipal não recebeu qualquer notificação oficial e não possui informações sobre eventuais alvos ou desdobramentos da operação no município. Reiteramos nosso compromisso com a transparência, legalidade e colaboração com todos os órgãos de controle“, finalizou a nota.
Outros alvos
Entre os alvos da operação, denominada ‘Copia e Cola’, está o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). Não há mandados de prisão.
Equipes da PF realizaram buscas na sede da Prefeitura de Sorocaba, na casa e no gabinete do prefeito, na Secretaria de Saúde da cidade, no Diretório Municipal do partido e na residência do ex-secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues.
Investigação
De acordo com a Polícia Federal, a investigação começou em 2022, após suspeitas de fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) para administrar, operacionalizar e executar ações e serviços de saúde em Sorocaba.
Também foram identificadas práticas de lavagem de dinheiro, incluindo depósitos em espécie, pagamento de boletos e negociações imobiliárias.
Além disso, foi determinado o sequestro de bens e valores de até R$ 20 milhões, além da proibição da OS investigada de firmar novos contratos com o poder público.
Os investigados poderão responder, conforme suas condutas individuais, pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, ocultação de capitais (lavagem de dinheiro), peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação.
Reportagem em atualização*