Mais da metade dos brasileiros (61%) realiza ao menos uma viagem de lazer por ano, segundo pesquisa encomendada recentemente pelo Ministério do Turismo. Do total, 33% viajam uma vez ao ano, 22% entre duas e três vezes, e 6% afirmam fazer quatro ou mais viagens anualmente.
O dado reflete o bom momento do setor de turismo, que teve como prova a realização de uma feira que aconteceu em Campinas e reuniu fornecedores, agentes de viagens e representantes da indústria para discutir tendências, destinos e, principalmente, o impacto das políticas públicas no turismo de lazer e de negócios.
Um dos organizadores do evento, Bruno Waltrick, destacou a força do interior paulista como polo emissor de turistas e a importância da região de Campinas na consolidação desse cenário.
Durante os dois dias de evento, representantes de diversos estados brasileiros estiveram presentes, com destaque para o Nordeste — uma das regiões mais procuradas pelos viajantes. Ana Beatriz Alves, gerente de marketing do Governo do Estado da Paraíba, comentou sobre os atrativos da região e as estratégias para ampliar ainda mais o fluxo de visitantes de Campinas.
A pesquisa do Ministério do Turismo também revelou os principais fatores que influenciam a escolha de destinos nacionais. As belezas naturais lideram o ranking, sendo decisivas para 23% dos entrevistados. O custo acessível das viagens é prioridade para 16% dos brasileiros, enquanto a oportunidade de rever familiares e amigos também aparece entre as principais motivações.