Após um mês da implantação dos patinetes elétricos em Campinas, a plataforma responsável pelos equipamentos registrou 35 contas suspensas temporariamente por descumprimento das normas de uso. Destas, 10 foram bloqueadas definitivamente.
Durante o monitoramento, feito presencialmente e por meio de denúncias, a empresa responsável aplicou advertências a 39 usuários por estacionamento irregular, 90 por serem menores de idade e 40 por utilizarem o patinete de forma inadequada, como andar em dupla ou transportar carga.
Até o dia 9 de abril, a JET, empresa operadora, registrou cinco acidentes envolvendo os veículos.
A operação da modalidade é acompanhada pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
A JET informou que realizou cinco edições da “Escola de Direção Segura”, ação de orientação que ensina as regras de uso à população interessada no serviço. De acordo com a operadora, no aplicativo de celular “JET” são emitidos alertas ao usuário quando o equipamento é estacionado fora da área permitida, sem permitir a conclusão da viagem. O aplicativo solicita a regularização da situação.
Além disso, devido à alta demanda dos usuários, a empresa solicitou à Prefeitura de Campinas a ampliação da operação. Segundo a Emdec, a possibilidade de novas estações e a expansão da área de abrangência dos equipamentos estão em estudo.
Atualmente, a cobertura atual dos patinetes elétricos inclui trechos do Centro, Cambuí e Taquaral.