Os Procons de Hortolândia e o Procon de Santa Bárbara d’Oeste realizaram pesquisas para alertar os consumidores sobre as grandes variações nos preços de produtos tradicionais da Páscoa, como peixes e ovos de chocolate.
A ação teve o objetivo de evitar abusos e orientar o público neste período de maior consumo.
Em Hortolândia, a equipe visitou quatro supermercados para verificar os valores praticados e orientar a população. A pesquisa não tem caráter fiscalizatório, mas pode resultar em medidas caso sejam encontradas diferenças muito altas. Os consumidores também podem denunciar preços abusivos diretamente ao órgão.
Já em Santa Bárbara, a pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 7 de abril e revelou diferenças expressivas. O camarão cinza, por exemplo, teve variação de 428% no quilo, com preços entre R$ 45,98 e R$ 242,80. A sardinha salgada teve variação de 218%, e outros peixes como tilápia, pescada e salmão também apresentaram diferenças de mais de 100% entre os estabelecimentos.
Entre os ovos de chocolate, a maior diferença foi em um ovo ao leite 190g, com variação de 83%.
Além dos preços, os dois órgãos reforçam a importância de observar a conservação e a integridade dos produtos. No caso dos pescados, é importante verificar o aspecto visual, o cheiro e a temperatura de armazenamento.
Já os ovos de chocolate não devem estar amassados ou com embalagens violadas. Produtos com brindes precisam ter o selo do Inmetro e indicar a faixa etária correta.
As pesquisas estão disponíveis nas unidades dos Procons das duas cidades, que também oferecem atendimento ao consumidor com orientações e recebimento de reclamações.