A prefeitura de Hortolândia começou a vacinar contra a gripe as mulheres internadas após o parto no Hospital e Maternidade Municipal Mário Covas. A medida faz parte da campanha de imunização contra a doença e busca ampliar a cobertura vacinal deste público, que teve baixa adesão no ano passado.
Em 2024, apenas 15% das mulheres que tiveram bebê foram vacinadas contra a gripe. Neste ano, a meta é vacinar pelo menos 90% das que estão nesse período. Segundo dados do governo do Estado, a estimativa é que o município tenha 348 mulheres nessa condição. Até o momento, 17 foram vacinadas.
A vacinação também está disponível no hospital particular da cidade e para mulheres grávidas em tratamento clínico.
A campanha de vacinação contra a gripe em Hortolândia começou no dia 1º de abril e foi antecipada em relação às demais cidades da região. Pouco mais de 8,9 mil pessoas foram imunizadas.
A aplicação da vacina é feita nas UBSs de segunda a sexta, das 7h30 às 15h30. Em quatro unidades, o atendimento é estendido: nas UBSs Dom Bruno Gamberini, Rosolém e Santa Clara, vai até 17h30; na UBS Figueiras, até 18h30.
A vacina usada é a trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (linhagem Victoria). Ela é segura e pode ser aplicada junto com outras vacinas.
O Dia D da campanha pode ocorrer em 10 de maio, mas o governo estadual avalia a possibilidade de mudança, por ser véspera do Dia das Mães. A data definitiva será anunciada nos próximos dias.