Ao longo de seu pontificado, o Papa Francisco prestou apoio a ações sociais no Brasil, entre elas, uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho e Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, em Campinas, e o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida, interior do Estado de São Paulo. A iniciativa contribuiu no combate ao trabalho infantil. Por meio de três mensagens enviadas ao Santuário, Francisco reconheceu e incentivou a mobilização nacional.
A mais recentemente, em outubro de 2022. A mensagem renovava o incentivo na mobilização pela infância livre do trabalho precoce.
A primeira manifestação foi em 2016, o Papa Francisco saudou a parceria destacando o compromisso conjunto de “promover a luta pela erradicação do trabalho infantil e proporcionar às crianças uma educação de qualidade que lhes garanta um futuro melhor”.
Em 2020, nova mensagem, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, foi enviada ao Santuário de Aparecida. Na carta, o Papa Francisco afirmou unir-se “de bom grado às iniciativas promovidas pelo Santuário Nacional de Aparecida”, ressaltando que “fechar os olhos para a exploração infantil – de qualquer espécie – significa hipotecar a esperança”. O papa conclamou fiéis e instituições a se unirem em ações concretas para garantir e defender a dignidade das crianças.
Outro caso:
Ainda no Brasil, o Barco Hospital Papa Francisco, que atende população ribeirinha de dois municípios no Estado do Pará, foi desenvolvido a partir de um pedido do próprio Papa aos religiosos para que pudessem atuar também na Amazônia.
Mensagens