A Polícia Civil de Campinas cumpre 27 mandados judiciais nas cidades de Campinas, Sumaré, São Paulo e Embu das Artes nesta quinta-feira (24). A operação, chamada ‘Reciprocidade’, tem como objetivo combater um grupo especializado em extorsões por meio do Pix, roubo qualificado e estelionato.
Até o momento, oito pessoas foram presas: seis em Campinas, uma na capital paulista e outra em Embu das Artes. Foram expedidos 27 mandados, sendo 15 prisões temporárias e 12 de busca e apreensão.
Sandro Jonasson, delegado da Polícia Civil, fala sobre a investigação.
Ainda segundo o delegado, entre os presos estão: pessoas que cometiam os roubos e forçavam as vítimas a fazer PIX, emprestavam seus estabelecimentos comerciais para operação administrativa da quadrilha e pessoas que cediam suas contas bancária sob o recebimento de comissões para lavar o dinheiro obtido nos roubos.
Além das prisões, os policiais também apreenderam celulares e computadores, que tiveram a quebra de sigilo decretada pelo Tribunal de Justiça.
Apreensão fios de cobre
Durante a operação, enquanto as equipes se deslocavam até os endereços dos investigados, as equipes flagraram um veículo transportando aproximadamente duas toneladas de fios de cobre.
O material, segundo as investigações, seria descartado ou queimado. Apesar de ter ocorrido no mesmo período da ação, a apreensão não tem relação com a Operação Reciprocidade, segundo informou o delegado responsável.
Reportagem em atualização