Campinas e Sorocaba estão entre as regiões com alerta da Defesa Civil do Estado para o risco de chuvas fortes entre esta quinta e sexta-feira. A previsão indica possibilidade de tempestades, ventos intensos e até queda de granizo.
A instabilidade é provocada por um sistema de baixa pressão no interior do continente, somado a ventos fortes em níveis mais altos da atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo oceano.
As condições aumentam o risco de transtornos, como alagamentos e deslizamentos, principalmente em áreas de encosta, margens de rios e locais com histórico de problemas com chuvas.
Para reforçar o monitoramento e garantir resposta rápida às ocorrências, o Gabinete de Crise será ativado no Palácio dos Bandeirantes.
O grupo vai funcionar das 14h às 22h nesta quinta e das 8h às 22h na sexta. Participam da operação equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, concessionárias de energia, água e agências reguladoras.
A recomendação é que a população acompanhe os alertas oficiais e, em caso de emergência, acione o 199. A atenção deve ser redobrada em áreas de risco.