A prefeitura de Campinas anunciou a ampliação da quantidade de leitos de UTI pediátrica na rede pública municipal.
Serão 10 novas estruturas: seis começam a funcionar nesta sexta-feira no Hospital Mário Gattinho, e outras quatro estarão disponíveis a partir de 1º de maio no Hospital PUC-Campinas.
Além disso, a Secretaria de Saúde negocia com o Hospital Samaritano a compra de mais quatro leitos de UTI infantil.
A medida é uma resposta ao aumento da demanda por atendimentos pediátricos durante o outono e inverno, período em que crescem os casos de doenças respiratórias em crianças.
Desde o início de março, a rede pública já havia ativado nove novos leitos pediátricos, sendo cinco de UTI no Hospital Ouro Verde e quatro na Irmandade de Misericórdia (dois de UTI e dois de enfermaria).
Com a abertura dos seis leitos no Mário Gattinho, as cirurgias eletivas no hospital serão suspensas por tempo indeterminado. A situação será reavaliada semanalmente.
A Rede Mário Gatti adotou ainda outras medidas, como a suspensão de férias e licença-prêmio de servidores que atuam no atendimento infantil nos meses de maio, junho e julho, e a reorganização das escalas de residentes e plantões para reforçar o atendimento nas unidades pediátricas. Médicos também estão autorizados a fazer horas suplementares.
A Secretaria de Saúde destaca a importância da vacinação contra gripe, que está disponível nos 68 centros de saúde para os grupos prioritários. A população também é orientada a manter os cuidados preventivos, como lavar as mãos com frequência, evitar ambientes fechados e usar máscara em caso de sintomas.