Um empresário foi autuado em flagrante por crime ambiental após o descarte irregular de resíduos de banheiros químicos no Rio Piracicaba, em Americana. O caso foi registrado na tarde desta quinta-feira, na Rua Romeu Mantovani, no Distrito Industrial.
Segundo a Polícia Civil, uma denúncia anônima levou equipes da Delegacia de Investigações Gerais até o local, onde um funcionário foi flagrado despejando dejetos diretamente no rio. Ele disse que cumpria ordens do dono da empresa, que possui 160 banheiros químicos, sendo 33 deles instalados em vias públicas.
Durante a fiscalização, a Cetesb constatou vazamento de efluente sanitário em um caminhão e o armazenamento irregular de lodo em dois containers sem impermeabilização. A Polícia Científica foi acionada e confirmou a ocorrência de poluição ambiental.
O proprietário da empresa foi levado à delegacia e recebeu voz de prisão. A fiança foi fixada em 10 salários mínimos. Caso o valor não seja pago, ele será encaminhado à cadeia pública de Sumaré. Já o funcionário foi ouvido e liberado.
Em nota, a Cetesb informou que o caso será analisado para aplicação das penalidades administrativas cabíveis. A empresa é especializada na prestação de serviços com banheiros químicos. A defesa afirma que o empresário foi à delegacia para prestar esclarecimentos e que a empresa atua dentro da legalidade.