A Sanasa iniciou no sábado a implantação de um novo interceptor de esgoto que irá atender bairros como Castelo, Chapadão, Jardim Guanabara, Botafogo e parte do Bonfim, em Campinas. A estrutura levará os dejetos para a Estação de Tratamento Anhumas.
Serão instalados 1.084 metros de tubulações. Parte dos trabalhos será realizada pelo método não destrutivo, para reduzir o impacto na região. A substituição acontece porque o interceptor atual é antigo e apresenta risco de rompimentos.
O traçado da obra passa pela Rua Dr. Rodrigues Alves, atravessa subterraneamente a Avenida Andrade Neves e segue pela Rua Delfino Cintra até se conectar ao interceptor da Avenida Orosimbo Maia.
A tubulação atual seguirá em funcionamento até que o novo sistema esteja concluído e poderá beneficiar cerca de 30 mil moradores.
O investimento é de R$ 3,7 milhões com recursos próprios da Sanasa. A previsão é que a obra seja finalizada em seis meses. Durante este período, poderão ocorrer transtornos no trânsito e no entorno da obra.
No sistema de esgoto, o esgoto doméstico passa por redes coletoras, que levam os dejetos aos interceptores e coletores-tronco, para depois seguir aos emissários e estações de tratamento.