A Rodovia Zeferino Vaz (SP-332) foi totalmente liberada no início da tarde desta terça-feira, após permanecer bloqueada nos dois sentidos por conta do tombamento de uma carreta carregada com gasolina. O acidente aconteceu por volta das 2h30 da madrugada, na altura do km 122, próximo ao Pesqueiro Bonanza, em Paulínia.
Segundo a Artesp, o bitrem seguia no sentido Paulínia quando, por motivos ainda desconhecidos, o motorista perdeu o controle da direção, atravessou o canteiro central e tombou no sentido Campinas, bloqueando completamente as faixas e o acostamento. O condutor teve ferimentos moderados, de acordo com a Rota das Bandeiras.
A carreta transportava 45 mil litros de gasolina, e ao menos 33 mil vazaram. O transbordo do combustível restante foi concluído pela manhã e a remoção do veículo foi finalizada por volta do meio-dia. A liberação completa da rodovia ocorreu após avaliação técnica e limpeza da pista.
De acordo com a Cetesb, o vazamento atingiu uma estrada vicinal e parte de uma área de charco, mas não afetou os pesqueiros da região. Barreiras de contenção foram instaladas para evitar que o produto chegasse a um corpo d’água próximo. O órgão ambiental segue monitorando o local.