Dados divulgados pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador mostram que os acidentes de trabalho no Aeroporto de Viracopos aumentaram. As estatísticas são referentes a funcionários de oito empresas. Segundo o levantamento, foram 29 casos em 2023 e 47 no ano passado, que representa um crescimento de 62%.
Viracopos recebe em média 350 pousos e decolagens por dia. Um milhão de passageiros passam pelo Aeroporto por mês. O setor de cargas é um dos mais importantes do Brasil. Para atender esse movimento, 7 mil funcionários trabalham em mais de 400 empresas que operam no terminal.
As quedas em geral estão entre os problemas mais frequentes. Por exemplo, acontece com funcionários que caem de máquinas e andaimes. Também são mais comuns atropelamentos por empilhadeiras e batidas entre carrinhos que levam equipamentos no setor de movimentação de cargas, além dos acidentes em esteiras.
Para o diretor do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Alberto Carvalho, o olhar para a prevenção desses acidentes precisa ser maior.
Segundo o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, todos esses casos não refletem apenas um aumento nos acidentes, mas também um crescimento no número de notificações, como explica a coordenadora da área de saúde do trabalhador do Cerest, Christiane Sartori.
O Ministério Público do Trabalho realizou uma audiência coletiva com empresas que operam no Aeroporto de Viracopos para tentar melhorar a gestão da saúde e segurança dos funcionários. O procurador Paulo Crestana exemplificou alguns desses acidentes e a necessidade de pensar em soluções conjuntas.
Uma das decisões é sobre as notificações dos casos de acidentes no trabalho. A partir de agora, os registros serão enviados por meio de um site. O formulário eletrônico vai ficar disponível para as empresas responsáveis pra facilitar o relatório do ocorrido.
Para o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários essa unificação das empresas, e o Ministério Público do Trabalho com o sindicato vai contribuir com melhorias no setor.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que orienta todas as empresas instaladas no terminal a seguirem as normas de segurança de trabalho. Disse ainda que a reunião com o Ministério Público é importante para criar uma integração maior e conscientização sobre os acidentes.