Ouça a reportagem.
Os dias mais frios do ano começaram e para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade a Prefeitura de Campinas lançou, nesta quarta-feira (30), a Campanha do Agasalho. Coordenada pela Secretaria de Assistência Social, a campanha busca arrecadar roupas, calçados, cobertores e outros itens de inverno.
A campanha segue até 31 de julho, com 81 pontos de coleta espalhados pela cidade. Além dos prédios públicos, postos de combustíveis, shoppings e o Aeroporto de Viracopos estão com caixas para receber as doações.
Também será feito o chamado “Dia D”, marcado para 17 de maio, no Paço Municipal. Nessa data, a população poderá fazer as doações pelo sistema drive-thru, como explica a secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro.
Os itens arrecadados serão destinados aos abrigos municipais e entidades beneficentes, os centros de Referência em Assistência Social e serviços voltados à população em situação de rua. As roupas e cobertores também serão doados pelo programa Varal Solidário — ação que leva as doações aos bairros com famílias em maior situação de vulnerabilidade social.
O prefeito Dario Saadi também convocou a população masculina para as doações. Ele destacou que a maior parte das pessoas em situação de rua são homens, mas que as doações de roupas masculinas acabam sendo menores.
Em 2024, a campanha arrecadou 49,2 toneladas de doações. Instituições interessadas em aderir aos pontos de coleta podem entrar em contato com a Prefeitura, por meio dos telefones (19) 2116-0165 / (19) 2116-0789.